Por que amamentar é tão importante! - MeuCháBaby

Por que amamentar é tão importante!

A OMS (Organização Mundial da Saúde), em seu último levantamento divulgado em 1º de agosto, confirmou que apenas 40% das crianças do mundo com menos de seis meses são amamentadas exclusivamente com o leite materno. No Brasil, o número é ainda menor, apenas 39%.

Dentre os 194 países analisados pela pesquisa, somente 23 apresentam taxas de amamentação exclusiva acima de 60%. Bolívia e Peru estão nesta lista. Mas nenhum país do mundo alcançou o padrão estabelecido pela OMS como o ideal.

A amamentação traz inúmeros benefícios ao bebê e também para a mamãe. Ela reforça o vínculo entre mãe e filho e ainda proporciona mais saúde e melhor desenvolvimento para a criança.

Amamentar ajuda a desenvolver a fala do bebê e fortalece o sistema imunológico, também estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral. A criança que recebe somente o leite materno nos primeiros meses de vida também tem menor risco de alergia e menos cólica, afinal, ela não consome leite industrializado.

Vale ressaltar também a descoberta dos pesquisadores da Espanha. Eles afirmam que as mulheres que amamentam seus filhos por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver câncer de mama.

As recomendações da Organização Mundial de Saúde relativas à amamentação são as seguintes:

¬ As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade;
¬ A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares como frutas e sopas e manter o aleitamento materno;
¬ As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.

Amamentar é um ato de amor. Não perca esta oportunidade !